O dia-a-dia de todos nós é cercado de situações desafiadoras e de dificuldades, perda de emprego, dificuldades no relacionamento, entre outros problemas em somos testados constantemente. Em vários momentos de nossa vivência agimos de forma a resistir a essas mudanças, já em outros temos facilidade e conseguimos reverter a situação com facilidade, nestes momentos estamos agindo com resiliência.
Resiliência é a capacidade que cada indivíduo possui de lidar com seus problemas, de superar e sobreviver a períodos difíceis e aversivos sem ceder à pressão, independentemente da situação. Algumas pessoas possuem mais facilidade em superar ou se reerguer diante de situações que lhe causem algum problema emocional, outras passam por esse processo com dificuldade e passam a ter problemas para superar os obstáculos.
Existem pessoas que olham para os obstáculos como crescimento e aprendizado, visto que experiências de desordem podem nos causar um pensamento reflexivo sobre a situação vivida.
E você, como age diante de problemas que parecem te perseguir? O que faz em momentos turbulentos? Diante de um obstáculo, você foge ou enfrenta?
Algumas pessoas, além de conseguir enfrentar esses problemas que as assombram e lhes causam mal-estar, conseguem aprender e crescer emocionalmente diante dessas dificuldades, que por vezes são extremamente sofridas.
Pessoas com essas capacidades são consideradas resilientes, pois elas possuem razões e metas para nunca desistir. Uma pessoa resiliente é mais forte e preparada para lidar com as adversidades que nosso dia-a-dia nos oferece.
O resiliente produz melhor, com maior rapidez e flexibilidade, lida com momentos de crise com mais facilidade do que uma pessoa com baixa resiliência.
Podemos pensar que o sucesso é ligado a inúmeras derrotas e que o indivíduo pode enxergar nas derrotas uma oportunidade de crescimento por meio da aprendizagem. E a resiliência é o resultado de aprendizados que a vida oferece, assim, é possível que qualquer pessoa seja capaz de desenvolver, com o tempo, a resiliência.
Características de uma pessoa com alta resiliência:
– Autoconfiança
– Persistência
– Empatia
– Otimismo
– Flexibilidade
Características de uma pessoa com baixa resiliência:
– Pouca criatividade
– Dificuldade em tomar decisões
– Perda de autoconfiança
– Dificuldade nas relações sociais
– Pessimismo
Como o psicólogo pode te auxiliar a desenvolver a resiliência?
No processo terapêutico é necessário permitir-se a lidar com emoções desafiadoras, e assim aprender a conhecer suas limitações e aumentar sua resiliência. Um acompanhamento terapêutico irá auxiliar na capacidade de lidar com adversidades, assumindo suas responsabilidades, criando um ambiente seguro para lidar com emoções. Os problemas não são eternos, a terapia ajuda a “enxergar a luz no fim do túnel”, ter clareza emocional e levantar ações específicas a partir das quais poderá realizar e criar planos para mudança.
Não somos resilientes de maneira absoluta, alguns momentos conseguimos ser mais e outros nem tanto, ser resiliente não significa que estamos imunes aos problemas, ao incomodo emocional, às cicatrizes; os problemas estão lá, a diferença é a forma como encarar e superar os obstáculos. Resistir às mudanças não irá resolver, quanto mais cedo encararmos o problema ou a nova fase da vida, menos doloroso será.
Não é uma questão de mudarmos o que aconteceu, mas de superar e se posicionar frente ao problema, se adaptar.
Cristiane Stocker Tschoepke – Psicóloga CPR-08/21418