Psicologia Clínica/Psicoterapia

Psicologia Clínica: É o ramo da psicologia que dedica-se ao estudo dos transtornos mentais e aos enfoques psíquicos de outras doenças. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção.  É a área de atuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais.

Psicoterapia: Origem grega Psyche, que significa mente e therapeuein, que é curar. A psicoterapia é um procedimento mediado por um profissional especializado, cujo objetivo é obter modificações de modo a elevar o bem-estar e o equilíbrio psicológico de quem a procura. Favorece o aumento da capacidade da pessoa em gerenciar com autonomia e eficiência os desafios que a vida lhe impõe.Fazer psicoterapia vai muito além de falar com alguém sobre problemas ou dificuldades, pois isto fazemos com os amigos, a psicoterapia é constitui-se em uma relação profissional entre o terapeuta devidamente habilitado e um cliente/paciente, a partir de princípios e técnicas da Psicologia. O psicoterapeuta poderá auxiliar na descoberta das necessidades, a aceitar as emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se agente da sua nova história. Ao modificar sentimentos, modifica-se também comportamentos e necessidades.

Abordagens da Psicologia: Na psicologia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para auxiliar as pessoas a cultivar desenvolver e cultivar hábitos mais saudáveis ​​e eficazes. Existem várias abordagens dentro do campo psicológico, veja como trabalham nossas profissionais:

• Sistêmica: Casal e Família: A abordagem sistêmica é uma proposta de trabalho com as pessoas, as relações e o sistema humano, visto que o sujeito é sempre referido por um sistema e a matriz de sua identificação é a família.A Terapia Sistêmica foca nas relações. Compreende o indivíduo integrado ao seu contexto familiar e sociocultural e ressalta a complementariedade existente entre os seres humanos.Por praticar uma abordagem relacional, o terapeuta sistêmico interage com o cliente – entendendo-se por cliente a família, o casal ou o cliente individual – numa atitude de proximidade e sintonia. Deste modo, experimenta emoções diferenciadas durante cada atendimento. A intervenção com a família de origem tem lugar assegurado na terapia sistêmica. O estudo e a análise das experiências com a família de origem na terapia facilitam as reformulações essenciais para livrar o indivíduo da repetição de padrões familiares disfuncionais.
  • Comportamental: É uma abordagem mais específica, breve e focada na dificuldade atual do paciente. Explica que o que afeta as pessoas não são os acontecimentos e sim a forma como estes são interpretados.A abordagem comportamentalista compreende que o desenvolvimento das habilidades é motivado por suas relações como ambiente. Jonh B. Watson foi o teórico que instituiu o movimento comportamentalista na psicologia, definindo-a como a ciência do comportamento e considerando-a ramo objetivo e experimental das ciências naturais.
  • Psicanalítica: É uma modalidade de intervenção psicológica que preocupa-se em compreender o funcionamento da mente, considerando que muitos das demandas psíquicas são inconscientes. Para a abordagem psicanalítica, as emoções e atitudes são o resultado de fatores dos quais não se tem consciência. Deste modo, o paciente é conduzido à reflexão para que possa passar a se enxergar de outro modo. Com o auxílio do psicólogo, durante as sessões de análise, o paciente passa a conhecer melhor a própria mente e a identificar a razão de seus sentimentos, conflitos e emoções.A pessoa é considerada como um todo na abordagem psicanalítica e não apenas os sintomas e estados atuais, buscando sempre a compreensão do que os provocaram, ressignificando tais conteúdos.
  • EMDR/Brainspotting: O EMDR é uma forma de terapia não-convencional relativamente nova. Seu uso tem-se tornado cada vez mais popular, especialmente para o tratamento de traumas psíquicos. O Transtorno de Estresse Pós-traumático normalmente ocorre após experiências muito traumáticas como catástrofes, agressões físicas, estupros ou acidentes automobilísticos. Funciona muito bem na diminuição e até mesmo extinção de sintomas relativos a transtorno de pânico e ansiedade, dor crônica, entre outros. O Brainspotting é um método de tratamento focalizado, que funciona identificando, processando e liberando fontes neuropsicológicas de dor física e emocional (traumas, dissociações e outros sintomas).
  • Psicologia Organizacional: Estuda o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que ocorrem nas empresas, além de estudar suas intercorrências no ambiente de trabalho.Seu principal objetivo é melhorar e manter a qualidade de vida no trabalho através de um bom clima organizacional, condições favoráveis ao trabalho, desenvolvimento de pessoal e relação harmônica entre os funcionários.

Fisioterapia

É a ciência que pesquisa, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrências em órgãos e sistemas do corpo humano. Ocupa-seda intervenção a doenças produzidas por modificações genéticas, traumas ou moléstias adquiridas. Os propósitos desta área são resguardar, conservar, expandir ou restabelecer (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Faz uso de conhecimento e recursos próprios como elementos do processo terapêutico nas condições psico-físico-sociais, no intuito de promover melhoria de qualidade de vida. Áreas de atuação de nossos profissionais:

• Terapia manual: É uma dos segmentos da Fisioterapia no qual o fisioterapeuta analisa o seu paciente como um todo, levando em consideração sinais e sintomas como a dor, detectando disfunções do movimento e testando tecidos estruturais anatômicos. Após a avaliação, o fisioterapeuta realiza um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados dessa avaliação, contemplando os objetivos terapêuticos e os objetivos específicos do paciente. A terapia manual não é exclusivamente uma especialidade que utiliza procedimentos de mobilização passiva, uma vez que os terapeutas especializados em terapia manual fazem uso de inúmeras técnicas e procedimentos específicos, tais como a massagem de tecidos moles,a facilitação neuro muscular proprioceptiva, a reeducação postural, os exercícios para melhoria da força, coordenação, flexibilidade e estabilização segmentar, assim como manipulação, mobilização articular e mobilização neural.
  • Podoposturologia: É o campo da fisioterapia que pesquisa as modificações posturais por intermédio da análise dos pés. Essa técnica, de origem francesa, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico por meio da prescrição de palmilhas posturais e mecânicas. As palmilhas posturais podem ser empregadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. Já as palmilhas mecânicas servem para dar apoio, corrigir deformidades e melhorar a função dos pés.
  • Microfisioterapia: É uma técnica de terapia manual que objetiva tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Isso é possível porque nosso organismo tem uma memória própria, que é construída através de micromovimentos imperceptíveis dos nossos órgãos e células. Com esta memória, é possível identificar as razões para a perda de vitalidade e descobrir as causas ou traumas que expliquem a origem de doenças e de vários sintomas que impedem que a pessoa tenha uma qualidade de vida satisfatória.
  • Osteopatia: É um sistema independente de cuidados de saúde primários, que se fundamenta no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções, com foco na prevenção, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A Osteopatia ressalta a sua ação centrada na saúde do paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde diferenciada, com formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos. Utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações), para auxiliar no tratamento de diversas doenças. A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil americana no final do séc. XIX. Através da observação e da investigação fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.Os tratamentos são voltados a uma visão holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser expandida através da estimulação das articulações.

Pilates

É um método constituído por exercícios físicos e alongamentos que empregam o peso do próprio corpo em sua execução. Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, oferecendo equilíbrio muscular e mental. O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve). Por isso, combina treinos de força e flexibilidade que subsidiam na melhora postural, no alongamento e tonificação dos músculos. Os exercícios têm por objetivo focalizar a qualidade dos movimentos ao invés da quantidade, deixando o praticante revitalizado após a prática.Os movimentos priorizamos equilíbrio, deste modo nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática desportiva.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana, visando o suporte aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão.O papel do psicopedagogo é operar de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos que ocorrem dentro do espaço em que o indivíduo está inserido.